Uva Merlot: popular sem perder a elegância

Uva Merlot: popular sem perder a elegância

A uva merlot é facilmente apontada como um dos símbolos da viticultura no Brasil. Seu sabor leve e cor inconfundível já foi deixado de lado e ofuscados pela cabernet sauvignon, variedade cultivada inicialmente nas mesmas regiões que ela. Agora, o cenário é de igualdade! Os rótulos merlot ganharam a mesa e coração do mundo tanto quanto a sua antiga compatriota.

História da uva merlot

Apesar de que os primeiros grandes vinhedos tenham sido na região de Bordeux, na França, a merlot veio para a Europa do Oriente Médio. As comparações com a cabernet sauvignon não são à toa: a merlot é resultado do cruzamento entre a Cabernet Franc com a Magdeleine Noire des Charentes, o que torna as duas meia-irmãs. 

Casa e vinhedo na região de Bordeux, França. Um dos lares ancestrais da uva merlot.

Seu sucesso começou em 1784, por conta da qualidade dos vinhos produzidos na Margem Direita do rio Gironde, em Bordeux. 

O nome “merlot” vem do pássaro merlo (em francês, merle). Isso pode ser tanto por causa das suas penas pretas, quanto pela sua grande preferência a esta uva, sendo uma verdadeira praga para os vinhedos.

Cultivo e características

Apesar da França liderar o cultivo da uva, o Brasil possui um terroir tão favorável a ela, que a variedade é sempre apontada como um emblema da região, ganhando inclusive o reconhecimento DO, uma certificação que indica que as bebidas possuem uma procedência geográfica específica, com as vinícolas realizando as práticas de acordo com a legislação local.

Um exemplo de vinícola que possui vinhedos dedicados a esta variedade na Região Sul, é a Família Faccin, em Monte Belo do Sul.

Quanto ao clima e solo, é uma das uvas que melhor se adaptam, conseguindo ser cultivada em vários tipos de terroir. Por ter a casca muito fina, é suscetível ao calor e amadurece muito rápido. Alguns enófilos preferem que sua colheita seja feita mais tarde, com a uva bem madura, preservando um sabor mais doce. Outros preferem o inverso, afirmando que uma cepa mais jovem possui mais elegância e leveza. 

Levando como comparativo a cabernet sauvignon, a merlot possui um bago maior, menos taninos, cor mais clara e cascas mais finas. 

Vinhos Merlot

A versatilidade da merlot é um dos seus pontos fortes, sendo usada tanto em blends (vinhos com mais de uma variedade) e os varietais (vinhos com apenas uma variedade). Em regiões mais frias, os vinhos são mais estruturados, com maior presença de taninos e aromas de tabaco. Em regiões mais quentes, costumam ser mais frutados. A partir disso, o produtor escolhe a forma que irá produzir o rótulo. 

A merlot é constantemente misturada com a cabernet sauvignon, pois os taninos desta última ficam muito bem equilibrados com a leveza da primeira. Em rótulos varietais, a merlot se beneficia com o envelhecimento em barris de carvalho, ganhando sabores como o do café e da baunilha. 

Um ponto curioso, é que ela também pode ser usada para espumantes e vinhos brancos. Como a cor e sabor de um vinho tinto é produzido durante a maceração, quando o líquido tem contato com as cascas, em rótulos brancos da merlot este processo é alterado, diminuindo o contato, resultando em variações brancas.

Harmonização

Evite condimentos e pimenta! O sabor dessas especiarias pode se sobrepor ao paladar aveludado da merlot. No caso de varietais, aposte em carnes magras e grelhadas, sejam brancas ou vermelhas, e queijos sem muita maturação. Em blends, pode ousar mais com carnes gordurosas e de caça, bem como lasanhas e massas a bolonhesa. Saladas e peixes podem doar um sabor metálico em ambas as variações.

Nossas dicas de vinhos mertot

Se o sabor do merlot já é algo celebrado nacionalmente, imagine então quando a sua vinificação é feita de forma totalmente natural, respeitando suas características e nuances? 

A Família Faccin, em Monte Belo do Sul – RS, produz vinhos blends e varietais que não levam sulfitos em sua composição, trazendo o verdadeiro sabor da uva ao seu paladar. E tudo isso cultivado de forma sustentável. 

Confira alguns dos rótulos que levam a merlot.

Faccin Vinho Tinto

Safra: 2021

Solo: Argissolo acinzentado

Principais características (álcool, acidez total, ph): 12%

Avaliação visual: Cor ruby escuro

Avaliação olfativa: Frutas vermelhas com nuances sutis de incenso

Avaliação gustativa: De corpo médio, oferece um excelente equilíbrio e saborosas frutas vermelhas

Vinho Antônio Faccin

Safra: 2017

Solo: Argissolo acinzentado

Variedade(s): 60% merlot 40 % cabernet franc

Principais características (álcool, acidez total, ph): 11%

Avaliação visual: Cor rubi com tons de tijolo

Avaliação olfativa: Aromas animais, sous bois, madeira de floresta, jabuticabas, pitangas e nuances de tabaco

Avaliação gustativa: no paladar, combina perfeitamente elegância com maravilhosa acidez, entre notas de ameixas frescas, cravo, tangerina e azeitonas. A persistência é incrível aqui. Delicioso! Um vinho que vai se desenvolvendo e ganhando cada vez mais complexidade na taça ao longo das horas. 

Apagão Espumante Natural Rosé

Variedade(s): Blend – merlot, chardonnay, malvasia e riesling itálico

Safra: 2021

Solo: Argissolo acinzentado

Principais características (Álcool, acidez total, ph): 11%, acidez total 6,3 g/l, açúcar residual 1,47g/l

Avaliação visual: Tonalidade âmbar, de intensidade média, mais turva, com perlage bem sutil. 

Avaliação olfativa: especiarias, comida indiana, açafrão-da-terra e nuances de dendê. Traz também um toque floral e de frutas cítricas como laranja e tangerina, com uma pitada mineral. 

Avaliação gustativa: bom corpo e com uma ótima acidez. Sua cremosidade é instigante e aporta um final levemente picante.

Conheça mais variedades na loja oficial da vinícola, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO