Malvasia: a família de uvas que servia a elite grega
Sempre que você lê a história do cultivo de determinada uva, vê nomes como Região de Bordeaux, dentre tantos outros geralmente na França ou Itália. Mas hoje, vamos falar sobre uma uva que saiu da Grécia para o mundo.
Litoral no Mar Egeu, berço da Malvasia
À beira do Mar Egeu, existe Monenvasia, vila que se situa em uma ilhota grega que encanta por possuir uma história rica de acontecimentos fascinantes. Um deles é o surgimento da Malvasia, uma casta de uvas que possui muitas variedades, tanto brancas quanto tintas. As mais conhecidas são Malvasia di Candia, Malvasia Bianca, Malmsey, Verdina, Malvoisier, Luvarella, Malvasia del Lazio e Malvasia Puntinati. De tintas, temos a Malvasia Parda e a Malvasia Nera.
Com um leque tão grande de variedades, não é de se estranhar que seja uma das mais versáteis, produzindo diferentes tipos de rótulos e sabores.
A uva da elite
Cultivada desde a Idade Média, em meados do século XV, é uma das mais antigas do mundo. Em determinado período, seu vinho era tão valioso que os rótulos eram os mais caros na época, consumidos apenas pela elite grega. O sucesso era tanto, que alguns produtores substituíram plantações de grãos para colocar as suas vinhas.
O cultivo e suas características
Todas as subvariedades preferem climas secos, invernos amenos e solo inclinado e drenado, pois a umidade faz com que os frutos sofram de doenças causadas por fungos, como o oídio, por exemplo.
Por serem muito suscetíveis ao terroir em que são cultivadas, as variedades da malvasia costumam mudar boa parte das suas características a depender do local em que é plantada. Porém, algumas continuam sendo destaque. De forma geral, os varietais brancos apresentam aromas de damasco e pêssego, enquanto os tintos trazem notas de chocolate e frutas secas.
A malvasia possui um alto teor de açúcar, resultando em excelentes vinhos licorosos. Já os seus exemplares secos apresentam mais corpo e sabores frutados.
Essa família é uma das que possuem a permissão de serem usadas nos Vinhos do Porto e nos Vinhos da Madeira.
Harmonização
Os rótulos secos são perfeitos para acompanhar aperitivos, enquanto os meio-secos combinam com sopas. Os doces, por sua vez, se sobressaem com sobremesas à base de chocolate e café.
Malvasia Bianca da Faccin, um exemplar nacional
O Brasil também é um dos países que cultivam essa variedade no Novo Mundo. A Vinícola Faccin, localizada em Monte Belo do Sul — RS, produz vinhos à base de vinificação natural, método que não utiliza a adesão de sulfitos nem outros aditivos químicos na fermentação do vinho, resultando em um rótulo com o sabor original da uva, e o melhor: não dá dor de cabeça.
Um dos rótulos produzidos é o Faccin Vinho Laranja Malvasia Bianca. O vinho é simplesmente incrível! Possui toda a potência da Malvasia Bianca, é extremamente aromático e fácil de beber, além de acumular muitos prêmios no currículo. Confira mais detalhes:
PRÊMIOS E PONTUAÇÕES
Top 10 Vinhos Disruptivos
Wines of Brasil Awards 2021
Top 5 Vinhos Laranjas
Wines of Brasil Awards 2021
Medalha Grand Gold
Wines of Brasil Awards 2020
Melhor Malvasia do Brasil
Wines of Brasil Awards 2019
91 pontos
Guia Adega 2018
Vinho Revelação
Guia Descorchados 2017
93 pontos
Guia Descorchados 2017
NOTAS DE PROVA
Avaliação visual
Cor pêssego clara.
Avaliação olfativa
Aromas de pêssego, nectarina, fruta de caroço, com deliciosas notas de mel e um toque floral, encantam os sentidos, junto com especiarias doces, cardamomo e canela.
Avaliação gustativa
Macio, leve e evolui com uma acidez brilhante. Vai de um leve mel para sabores cítricos, de laranja-lima, com um toque de carambola e pêssego entrando na maturidade, damasco também. Traz um finalzinho levemente picante de pimenta-branca.
ESPECIFICAÇÕES
Vinho Laranja
Linha: Faccin
Variedade: Malvasia Bianca
Safra: 2021
Vinhedos: Próprios, cultivados de forma sustentável
Solo: Argissolo acinzentado
Processo: Vinificação Natural
Teor alcoólico: 10,5%
Acidez total: 7,1g/lTemperatura de consumo: 12°C
Para comprar, é só clicar aqui. Aproveite e conheça mais sobre a Vinícola Faccin, e descubra um mundo de vinhos produzidos em uma vinícola sustentável, e com vinificação 100% natural.