Do bisavô ao bisneto – vinhos que surgem do amor pela família

Do bisavô ao bisneto – vinhos que surgem do amor pela família

A Vinícola Faccin é, antes de tudo, uma família. Situada em Monte Belo do Sul – RS, uma cidade encantadora do interior cheia de pontos turísticos para quem aprecia o lado leve e bonito da vida, não podia estar em um lugar mais poético para fincar suas raízes e vê-las crescer em forma de vinhas.

Com a imigração italiana no início do século XX, Ermínio Faccin comprou a propriedade da atual vinícola Faccin em 1936. Iniciou o cultivo das parreiras para a venda de uvas destinadas a outras vinícolas, além da produção de vinho destinado ao consumo familiar.

E então aqui estamos, 4 gerações depois

Antonio e Bruno Faccin, atuais administradores da vinícola

A administração da propriedade passa então para as mãos de Lindo, que manteve a tradição do pai, Ermínio. De Lindo, quem passa a comandar o negócio da família é o filho, Antonio, que hoje trabalha em conjunto com seu filho, Bruno. 

A vinícola agora conta com várias castas e tipos diferentes de rótulos, feitos com produção sustentável e vinificação natural.

Os valores da Família Faccin são o que constituem essa produção. O respeito pelo modo familiar de lidar com as parreiras e seus frutos, o cuidado e paciência utilizados na fermentação sem adição de conservantes, é o reflexo de uma história em que o vinho faz parte do que a família é e vice-versa.

Isso pode ser observado ao participar das experiências de enoturismo na vinícola, geralmente guiadas pelo próprio Sr. Antonio e seu filho, Bruno.

As experiências oferecidas na vinícola são ministradas pelos próprios donos

Desse sentimento familiar, também surgiram rótulos Gran Reserva que homenageiam a história e os membros da família.

Antonio Faccin – Gran Reserva

Um rótulo carregado de sabedoria, complexidade e força – assim como aquele que o nome serviu para batizá-lo.

O vinho que leva o nome do Sr. Antonio é um blend tinto, 60% merlot 40 % cabernet franc, amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês. Ao abrir a garrafa, você sentirá um aroma sous bois com notas de madeira de floresta, jabuticabas, pitangas e nuances de tabaco.

A cabernet franc equilibra a merlot, tornando o rótulo um exemplar do melhor de ambas as uvas. Leveza e taninos de mãos dadas, é como receber um sorriso carinhoso e um aperto de mão simpático. Não podia ser uma representação melhor!

PRÊMIOS E PONTUAÇÕES

Medalha Grand Gold: Wines of Brasil Awards 2021.

HARMONIZAÇÕES

Cordeiros (como o kebab) e massas recheadas com nozes e frutas.

Enrico Faccin Pureza Naturale – Gran Reserva

Um rótulo feito para homenagear a nova geração e o futuro da Familia Faccin. Seu nome veio do neto do Sr. Antonio e filho do Bruno. Enrico é a representação da pureza que os vinhos da Faccin tentam sempre preservar ao manter o verdadeiro sabor da uva intacto.

Produzido com uma seleção de três castas (Merlot, Pinot Noir e Cabernet Franc), resulta em um sabor imensuravelmente equilibrado e macio.

Com aromas de pitanga, ameixa, framboesa, incenso e baunilha, revelando no paladar uma acidez elegante, frutas vermelhas e tangerina.

Tanto esse quanto o Antonio Faccin Vinho Tinto ganham complexidade e se tornam cada vez mais ricos após servidos na taça.

HARMONIZAÇÃO

Carnes exóticas, cordeiro, queijos brie e gorgonzola.

Ambos os rótulos são a tradução das coisas incríveis que podemos fazer, quando as fazemos com amor.

Antonio Faccin, Enrico Faccin e Bruno Faccin. Três gerações intrincadas com o vinho em uma só foto.

A Faccin Vinhos Artesanais é uma daquelas vinícolas que oferecem história por meio dos sabores e aromas que criam em seus vinhos. O tipo de vinho que enche a sua taça e preenche também a alma.

Conheça mais sobre essa história e a vinificação natural. Visite a loja oficial clicando aqui, e encante-se ainda mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO