Conheça o vinho laranja e entenda porque ele é tão apreciado.

Conheça o vinho laranja e entenda porque ele é tão apreciado.

Com tonalidades que transitam entre o âmbar e o pêssego (de acordo com o exemplar), contendo belos reflexos dourados, os vinhos laranjas estão cada vez mais ganhando espaço entre os consumidores, especialmente os que buscam novas experiências e grandes descobertas. Embora a ascensão de sua popularidade seja um fato recente, sua tradição data de, pelo menos, 8.000  anos atrás. Os primeiros registros desta técnica de vinificação vieram do leste europeu, região do Cáucaso.

Mas, afinal, qual é o segredo e o diferencial destes vinhos?

Para a elaboração de um vinho laranja, utiliza-se o método de vinificação de um tinto, porém com castas brancas. 

Isso mesmo! O processo começa com a fina seleção de uvas brancas, que podem ser das variedades Chardonnay, Riesling Itálico, Malvasia Bianca, entre muitas outras. Estas uvas são então esmagadas para a formação do mosto. Até aqui, temos um processo normal de vinificação a partir de uvas brancas. O diferencial está no que ocorre após a formação do mosto: normalmente, para a elaboração de vinhos brancos, retira-se a casca antes de ocorrer o processo de fermentação. É por isso que esses exemplares costumam ser mais translúcidos e ter uma textura leve. 

Nos vinhos laranjas, porém, o mosto formado pela uva passa pela etapa de fermentação na presença das cascas (assim como se faz com os tintos). Dessa forma, a bebida adquire características como um corpo mais denso, presença maior de polifenóis, textura mais tânica e, é claro, a cor alaranjada. Somente após a fermentação é que as cascas são separadas do líquido, que pode seguir para o envelhecimento em barris ou ser rotulado como um vinho jovem.


Os vinhos laranjas exigem um grande conhecimento para sua vinificação, já que podem obter infinitas nuances, necessitando que o produtor esteja atento para criar uma bebida de acordo com as características que ele deseja exaltar. Os vinhos laranjas podem ser mais turvos ou mais límpidos, mais secos ou mais aveludados. Trata-se de um estilo de vinho que permite inúmeras possibilidades de degustação, oferecendo um sensorial diferente e complexo. São rótulos capazes de aliar o frescor e as notas cítricas dos brancos com o corpo e textura que normalmente estão presentes nos tintos. Suas excepcionais características, que navegam entre estes dois universos, também permitem uma grande versatilidade na hora da harmonização, combinando com pratos mais leves ou mais pesados.

A seleção de vinhos laranjas da Faccin conta com fantásticos rótulos elaborados por meio dessa técnica milenar, através de um processo natural, sem adição de sulfito e outras substâncias químicas e sem filtragem. Conheça abaixo as características de cada exemplar.

Vinho Laranja Macerato – Chardonnay

Este exemplar possui visual laranja um pouco turvo, pelo fato de não ser filtrado. No olfato, carrega aromas florais e empireumáticos, além de mel e casca de laranja. No paladar, possui uma brilhante acidez com densidade envolta a frutas cítricas e notas florais, com um final de boca de amêndoas e deliciosa persistência. Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, ar livre, saladas agridoces e strogonoff de camarão. Temperatura de consumo: 10°C. Teor alcoólico: 12,6% g/L. 

Clique para acessar a loja.

Vinho Laranja Faccin – Riesling Itálico
Esta é uma bebida que apresenta um visual de cor amarelo pêssego turvo, já que o vinho não é filtrado. No aroma, apresenta notas de frutas de caroço, como pêssego, com um toque sutil de abacaxi e nuances de kombucha, característica de muitos vinhos artesanais. No paladar, carrega sabor de frutas de caroço, um gostoso frizz de kombucha e um toque de laranja. Possui uma acidez harmoniosa e ótima mineralidade. Sugerimos harmonizar com comidas asiáticas picantes ou pratos leves à base de frutos do mar. Temperatura de consumo: 14°C. Teor alcoólico: 12,5% g/L.
Clique para acessar a loja.

Vinho Laranja Faccin – Malvasia Bianca

Este belo exemplar apresenta uma coloração pêssego clara. No olfato, é possível sentir aromas de pêssego, nectarina, fruta de caroço, com deliciosas notas de mel e um toque floral, junto de especiarias doces, cardamomo e canela. No paladar, comporta-se como um vinho macio, leve e evolui com uma acidez brilhante. Oscila entre um leve mel até sabores cítricos, de laranja lima, com um toque de carambola e pêssego entrando na maturidade, além de damasco. No final, traz um sabor levemente picante de pimenta branca. Perfeito para tomar sozinho ao longo da noite toda ou para acompanhar um delicioso ceviche de frutos do mar, ostras, vieiras e casquinha de siri. Ainda vai bem com um galeto na brasa, bochecha de porco com purê de maçã. É também uma ótima pedida com pratos vegetarianos. Temperatura de consumo: 12°C. Teor alcoólico 10,5% g/L.

Clique para acessar a loja.

Pét-Nat Espumante Artesanal Branco

Um extraordinário espumante na categoria dos laranjas, de coloração amarelo turvo, com perlage persistente e bem fininha. No olfato, lembra aromas de farinha de milho, açafrão da terra e melão maduro. Já seu paladar apresenta zero doçura e traz sabores de casca de laranja, com nuances florais, minerais e um leve toque de pimenta branca, encantando com uma persistência agradabilíssima. Perfeito para apreciá-lo por si só, com frutos do mar ou, ainda, sobremesas à base de frutas e cremes sutis. Temperatura de consumo: 11°C. Teor alcoólico 11,0% g/L.

Clique para acessar a loja.

Os laranjas vieram para revelar as infinitas possibilidades de criação, experimentação e resgate de tradições ancestrais dentro da arte vitivinícola, provando que o mundo dos vinhos nunca deixa de surpreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO