Malvasia: a família de uvas que servia a elite grega

Malvasia: a família de uvas que servia a elite grega

Sempre que você lê a história do cultivo de determinada uva, vê nomes como Região de Bordeaux,  dentre tantos outros geralmente na França ou Itália. Mas hoje, vamos falar sobre uma uva que saiu da Grécia para o mundo.

Litoral no Mar Egeu, berço da Malvasia

À beira do Mar Egeu, existe Monenvasia, vila que se situa em uma ilhota grega que encanta por possuir uma história rica de acontecimentos fascinantes. Um deles é o surgimento da Malvasia, uma casta de uvas que possui muitas variedades, tanto brancas quanto tintas. As mais conhecidas são Malvasia di Candia, Malvasia Bianca, Malmsey, Verdina, Malvoisier, Luvarella, Malvasia del Lazio e Malvasia Puntinati. De tintas, temos a Malvasia Parda e a Malvasia Nera. 

Com um leque tão grande de variedades, não é de se estranhar que seja uma das mais versáteis, produzindo diferentes tipos de rótulos e sabores. 

A uva da elite

Cultivada desde a Idade Média, em meados do século XV, é uma das mais antigas do mundo. Em determinado período, seu vinho era tão valioso que os rótulos eram os mais caros na época, consumidos apenas pela elite grega. O sucesso era tanto, que alguns produtores substituíram plantações de grãos para colocar as suas vinhas.

O cultivo e suas características

Todas as subvariedades preferem climas secos, invernos amenos e solo inclinado e drenado, pois a umidade faz com que os frutos sofram de doenças causadas por fungos, como o oídio, por exemplo. 

Por serem muito suscetíveis ao terroir em que são cultivadas, as variedades da malvasia costumam mudar boa parte das suas características a depender do local em que é plantada. Porém, algumas continuam sendo destaque. De forma geral, os varietais brancos apresentam aromas de damasco e pêssego, enquanto os tintos trazem notas de chocolate e frutas secas. 

A malvasia possui um alto teor de açúcar, resultando em excelentes vinhos licorosos. Já os seus exemplares secos apresentam mais corpo e sabores frutados.

Essa família é uma das que possuem a permissão de serem usadas nos Vinhos do Porto e nos Vinhos da Madeira.

Harmonização

Os rótulos secos são perfeitos para acompanhar aperitivos, enquanto os meio-secos combinam com sopas. Os doces, por sua vez, se sobressaem com sobremesas à base de chocolate e café.

Malvasia Bianca da Faccin, um exemplar nacional

O Brasil também é um dos países que cultivam essa variedade no Novo Mundo. A Vinícola Faccin, localizada em Monte Belo do Sul — RS, produz vinhos à base de vinificação natural, método que não utiliza a adesão de sulfitos nem outros aditivos químicos na fermentação do vinho, resultando em um rótulo com o sabor original da uva, e o melhor: não dá dor de cabeça.

Um dos rótulos produzidos é o Faccin Vinho Laranja Malvasia Bianca. O vinho é simplesmente incrível! Possui toda a potência da Malvasia Bianca, é extremamente aromático e fácil de beber, além de acumular muitos prêmios no currículo. Confira mais detalhes:

PRÊMIOS E PONTUAÇÕES

Top 10 Vinhos Disruptivos

Wines of Brasil Awards 2021

Top 5 Vinhos Laranjas

Wines of Brasil Awards 2021

Medalha Grand Gold

Wines of Brasil Awards 2020

Melhor Malvasia do Brasil

Wines of Brasil Awards 2019

91 pontos

Guia Adega 2018

Vinho Revelação

Guia Descorchados 2017

93 pontos

Guia Descorchados 2017

NOTAS DE PROVA

Avaliação visual

Cor pêssego clara.

Avaliação olfativa

Aromas de pêssego, nectarina, fruta de caroço, com deliciosas notas de mel e um toque floral, encantam os sentidos, junto com especiarias doces, cardamomo e canela.

Avaliação gustativa

Macio, leve e evolui com uma acidez brilhante. Vai de um leve mel para sabores cítricos, de laranja-lima, com um toque de carambola e pêssego entrando na maturidade, damasco também. Traz um finalzinho levemente picante de pimenta-branca.

ESPECIFICAÇÕES

Vinho Laranja

Linha: Faccin

Variedade: Malvasia Bianca

Safra: 2021

Vinhedos: Próprios, cultivados de forma sustentável

Solo: Argissolo acinzentado

Processo: Vinificação Natural

Teor alcoólico: 10,5%

Acidez total: 7,1g/lTemperatura de consumo: 12°C

Para comprar, é só clicar aqui. Aproveite e conheça mais sobre a Vinícola Faccin, e descubra um mundo de vinhos produzidos em uma vinícola sustentável, e com vinificação 100% natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO